Jiu-Jitsu como estilo de Vida. Essa é a essência do Jiu-Jítsu composto pela Defesa pessoal, quedas, luta em pé, luta de chão e filosofia que são os pilares da Equipe RGA.
Na tradução literal, Ju Jutsu [Jiu-Jitsu] significa “suave arte” (arte suave) em japonês. A origem do Jiu-Jitsu não pode ser apontada com precisão. Estilos de luta parecidos foram verificados em diversos povos, da Índia à China. Sabe-se que o ambiente de desenvolvimento do Jiu-Jitsu e seu refinamento foram as escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.
O Jiu-Jitsu foi apresentado à família Gracie no Brasil, ao redor de 1917, pelo campeão Mitsuyo Maeda, conhecido como “Conde Koma”. Parte de uma colônia de imigração japonesa, Maeda se estabeleceu no estado do Pará onde fundou sua academia de Jiu-Jitsu e teve como um de seus alunos Carlos Gracie.
Por conta da sua melhora de vida através do Jiu-jitsu, Carlos disseminou seu conhecimento para seus quatro irmãos mais novos: Gastão, Oswaldo, George e Hélio. Na década de 30, os irmãos Gracie abriram a primeira academia de Jiu-Jítsu da família no Rio de Janeiro, dando início à metodologia Gracie de ensino.
Por cinco gerações, cada membro da família que vestiu o kimono contribuiu para desenvolver a arte e fortalecer a sua expansão pelo Brasil e o mundo influenciando milhares de pessoas ao longo dos anos.